top of page
  • Foto do escritorAdriano V B Silva

Benefícios de um sistema de gestão integrada (SGI).


Benefícios de um sistema de gestão integrada (SGI)

Um sistema de gestão integrada - SGI pode beneficiar sua organização por meio de maior eficiência e eficácia, além de reduções de custo, minimizando a interrupção causada por várias auditorias externas.


Também mostra seu compromisso com o aumento do desempenho, a satisfação dos funcionários e clientes e a melhoria contínua.


Com um sistema de gerenciamento integrado, seus sistemas de gerenciamento trabalham juntos, com cada função alinhada atrás de um único objetivo: melhorar o desempenho de toda a organização. Em vez de separados, você tem um esforço coordenado que é maior que a soma de suas partes e não é apenas mais eficiente, mas mais eficaz.


Um sistema integrado fornece uma imagem clara e uniforme de toda a organização, como eles afetam um ao outro e os riscos associados. A eficiência é obtida com menos duplicação e fica mais fácil adotar novos sistemas no futuro.



Os 10 Benefícios de um SGI


1. Melhorando o desempenho


Os sistemas de gerenciamento integrado terão um impacto positivo nos componentes e resultados específicos do sistema de gerenciamento, como melhorias na qualidade, segurança, risco e produtividade.


2. Eliminando redundâncias.


Um dos principais benefícios da implementação de várias normas de sistema de gerenciamento é poder alinhar os processos para encontrar componentes comuns ou únicos do sistema de gerenciamento. Isso pode incluir políticas, objetivos, apoio ou recursos. Por exemplo, você pode ter um único procedimento para treinamento, controle de documentos, análise crítica, auditorias internas ou melhorias. Quando você implementa mais de uma norma por vez, é possível encontrar essas semelhanças que podem economizar tempo e uma grande quantidade de dinheiro para sua organização.


3. Comprometimento


Ao integrar vários sistemas de gerenciamento por vez e estabelecer objetivos, processos e recursos coesos, com o alinhamento dos sistemas, você verá melhorias na liderança e comprometimento.


4. Estabelecendo Coerência


Quando você usa uma abordagem integrada, sua organização pode criar melhor coerência dos sistemas de gerenciamento. Quando você cria coerência, o sistema se torna menos complexo e, portanto, é mais fácil de entender. A coerência criará um foco aprimorado na obtenção de um conjunto comum de objetivos que são importantes para a organização.


5. Redução da burocracia


A redução da burocracia resulta da eliminação da redundância. Muitas vezes quando várias normas de gestão são implementadas e não integradas, dilemas podem surgir pela incapacidade de decisões simplificadas por causa das camadas de hierarquia. Quando os sistemas de gerenciamento são integrados, sua organização pode adotar uma abordagem sistemática. Os processos podem acomodar melhor as alterações. Quando mudanças e decisões são feitas com facilidade, isso reduz a burocracia. Para uma abordagem eficaz, estabelecer proprietários de processos com uma equipe multifuncional pode ser muito benéfico. Essas equipes assumem responsabilidade e prestação de contas em uma abordagem eficaz para quebrar barreiras à tomada de decisão e implantação. Você também pode considerar um gerente de SHEQ que pode ser chamado para apoiar e responder a todos os problemas baseados em ISO.


6. Redução de Custos


Sistemas de gerenciamento integrados permitem que sua organização realize auditorias e avaliações integradas, além de otimizar processos e recursos. Quando você pode integrar esses sistemas, pode ajudar a reduzir o tempo necessário para executar determinadas atividades, eliminar a quantidade de tempo interrompido e, portanto, reduzir os custos.


7. Otimizando processos e recursos


Ao visualizar os requisitos padrão, não os considere uma carga ou tarefa adicional para a organização; lembre-se de que eles são uma maneira de implementar as expectativas dos clientes, das partes interessadas e da organização e criar um processo suave e eficaz. Os recursos podem ser otimizados porque se concentram na implementação do processo e na agregação de valor, em vez da manutenção adicional do sistema.


8. Reduzindo a manutenção


Manutenção refere-se às verificações de conformidade em andamento e garante que você esteja cumprindo os requisitos padrão do sistema de gerenciamento. Quando você possui um sistema de gerenciamento integrado, pode manter os requisitos simultaneamente, simplificando o processo e permitindo que a organização se concentre nas melhorias, em vez de manter vários sistemas quando isso for desnecessário.


9. Auditorias Integradas


Quando você inicia com um sistema de gerenciamento integrado, pode ter auditorias integradas. Existem muitos benefícios em ter auditorias integradas, se você estiver interessado em aprender mais sobre leitura: Auditorias integradas ao sistema de gerenciamento ISO.


10. Facilitar a tomada de decisão


Eliminar a redundância e criar consistência dentro da organização permite uma visão mais completa das necessidades e desempenho funcionais. Essa abordagem integrada também permite que a organização análise barreiras funcionais e de departamento e, portanto, melhore a comunicação e a tomada de decisão.



37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page