Eficácia de uma Ação Corretiva
- Adriano V B Silva
- 23 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Segundo a ABNT NBR ISO 9000:2015 - 3.12.2 - ação corretiva é a ação para eliminar a causa de uma não conformidade e para prevenir recorrência.
Mas como propor uma ação corretiva eficaz?
Precisamos primeiro ter em mente a importância de avaliar a real necessidade de uma ação corretiva, mas como avaliar?
A própria ABNT NBR ISO 9001:2015 coloca que nem todas as não-conformidades resultam necessariamente em ações corretivas e que as ações corretivas devem ser apropriadas aos efeitos das não conformidades encontradas.
A avaliação da necessidade e a eficácia de uma ação corretiva depende da maturidade do sistema de gestão e da real competência das pessoas envolvidas, formação, conhecimento e experiência em resolver problemas e não simplesmente só resolver problemas, resolver com a eficiência possível, levando em conta o contexto da organização, impactos nos custos operacionais, segurança do seu sistema, confiabilidade satisfação do cliente dentre outros.
O processo que assegura a ação corretiva deve percorrer alguns caminhos, como identificar não-conformidades detectadas relacionadas aos seus produtos, processos do sistema de gestão, recursos, provedores externos, produto enviado aos clientes, reclamações de clientes e relatórios de não conformidade, ao se definir o processo para identificar não-conformidades pode-se considerar o uso de ferramentas apropriadas de solução de problemas para determinar a (s) causa (s) raiz (es) da não conformidade.
As ferramentas de solução de problemas podem incluir mas não se limitam em:
Análise do modo de falha,
Estudos de capabilidade (*),
Diagramas de correlação,
Coleta de dados,
Diagrama de espinha de peixe (diagrama de Ishikawa),
Histogramas,
Análise de Pareto,
Gráficos de probabilidade,
estratificação de dados,
Representações gráficas, etc.
As ações podem envolver alterações no produto, processo, recursos, documentação, controles etc. ou qualquer combinação destes.
Relação muito forte com o planejamento, a adoção de uma ação corretiva pode depender de uma avaliação multidisciplinar. Onde até certo ponto pode ser fácil propor uma ação corretiva, mas quando não se tem bem definido o destino, ou seja, o objetivo a ser alcançado, a correção necessária, qualquer caminho serve consequentemente não teremos uma eficácia da ação corretiva!
Podemos colocar que o sucesso de uma ação corretiva eficaz dentro da eficiência possível vem de 99% do planejamento e 1 % da execução!
A Organização precisa assegurar que as pessoas que realizam essa atividade são competentes.
(*) A capabilidade não está presente nos dicionários da língua portuguesa, sendo originária da palavra em inglês “capability”, que indica a capacidade de atender a um requisito.
Comments