top of page
  • Foto do escritorAdriano V B Silva

Eficácia de uma Ação Corretiva


Segundo a ABNT NBR ISO 9000:2015 - 3.12.2 - ação corretiva é a ação para eliminar a causa de uma não conformidade e para prevenir recorrência.


Mas como propor uma ação corretiva eficaz?


Precisamos primeiro ter em mente a importância de avaliar a real necessidade de uma ação corretiva, mas como avaliar?




A própria ABNT NBR ISO 9001:2015 coloca que nem todas as não-conformidades resultam necessariamente em ações corretivas e que as ações corretivas devem ser apropriadas aos efeitos das não conformidades encontradas.


A avaliação da necessidade e a eficácia de uma ação corretiva depende da maturidade do sistema de gestão e da real competência das pessoas envolvidas, formação, conhecimento e experiência em resolver problemas e não simplesmente só resolver problemas, resolver com a eficiência possível, levando em conta o contexto da organização, impactos nos custos operacionais, segurança do seu sistema, confiabilidade satisfação do cliente dentre outros.


O processo que assegura a ação corretiva deve percorrer alguns caminhos, como identificar não-conformidades detectadas relacionadas aos seus produtos, processos do sistema de gestão, recursos, provedores externos, produto enviado aos clientes, reclamações de clientes e relatórios de não conformidade, ao se definir o processo para identificar não-conformidades pode-se considerar o uso de ferramentas apropriadas de solução de problemas para determinar a (s) causa (s) raiz (es) da não conformidade.


As ferramentas de solução de problemas podem incluir mas não se limitam em:

  • Análise do modo de falha,

  • Estudos de capabilidade (*),

  • Diagramas de correlação,

  • Coleta de dados,

  • Diagrama de espinha de peixe (diagrama de Ishikawa),

  • Histogramas,

  • Análise de Pareto,

  • Gráficos de probabilidade,

  • estratificação de dados,

  • Representações gráficas, etc.


As ações podem envolver alterações no produto, processo, recursos, documentação, controles etc. ou qualquer combinação destes.


Relação muito forte com o planejamento, a adoção de uma ação corretiva pode depender de uma avaliação multidisciplinar. Onde até certo ponto pode ser fácil propor uma ação corretiva, mas quando não se tem bem definido o destino, ou seja, o objetivo a ser alcançado, a correção necessária, qualquer caminho serve consequentemente não teremos uma eficácia da ação corretiva!


Podemos colocar que o sucesso de uma ação corretiva eficaz dentro da eficiência possível vem de 99% do planejamento e 1 % da execução!


A Organização precisa assegurar que as pessoas que realizam essa atividade são competentes.


(*) A capabilidade não está presente nos dicionários da língua portuguesa, sendo originária da palavra em inglês “capability”, que indica a capacidade de atender a um requisito.

90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page